1. Definir o contexto estratégico do projeto como parte do processo de inovação
- Determinar as oportunidades de colaboração nas áreas de expertise de pesquisa da empresa;
- Definir os resultados específicos da colaboração que irão agregar valor à empresa;
- Identificar os usuários internos da empresa que irão se beneficiar dos resultados da pesquisa;
2. Selecionar gerente de projeto com as seguintes características:
- Conhecimento aprofundado sobre as necessidades tecnológicas na área;
- Aptidão para relacionamentos funcionais e organizacionais;
- A capacidade de fazer conexões entre pesquisa e oportunidades para aplicações em produtos;
3. Compartilhar com a equipe da ICT como a colaboração pode ajudar a empresa
- Selecionar pesquisadores que entendem as necessidades da empresa e os objetivos da tecnologia;
- Assegurar que a equipe da ICT aprecia o contexto estratégico do projeto;
4. Investir em relacionamento de longo prazo
- Plano de colaboração de longo prazo;
- Cultivar relacionamentos com pesquisadores de ICTs, mesmo que a pesquisa não seja diretamente relacionada;
5. Estabelecer forte comunicação com a equipe da ICT
- Realizar encontros periódicos presenciais;
- Desenvolver uma rotina de comunicação global para complementar as reuniões;
- Incentivar a troca de pessoal, tanto da empresa para a ICT quanto da ICT para a empresa;
6. Construir uma consciência ampla do projeto dentro da empresa
- Promover a interação da equipe da ICT com diferentes áreas funcionais dentro da empresa;
- Promover o feedback para a equipe da ICT sobre o alinhamento do projeto com as necessidades da empresa;
7. Apoiar a pesquisa internamente até esta ser explorada
- Fornecer suporte interno apropriado para supervisão técnica e de gestão;
- Incluir a responsabilidade ao gerente de projeto para absorção pela empresa dos resultados da pesquisa;