Boas Práticas de Colaboração ICTs-ICTs & Empresas

1. Definir o contexto estratégico do projeto como parte do processo de inovação

  • Determinar as oportunidades de colaboração nas áreas de expertise de pesquisa da empresa;
  • Definir os resultados específicos da colaboração que irão agregar valor à empresa;
  • Identificar os usuários internos da empresa que irão se beneficiar dos resultados da pesquisa;

2. Selecionar gerente de projeto com as seguintes características:

  • Conhecimento aprofundado sobre as necessidades tecnológicas na área;
  • Aptidão para relacionamentos funcionais e organizacionais;
  • A capacidade de fazer conexões entre pesquisa e oportunidades para aplicações em produtos;

3. Compartilhar com a equipe da ICT como a colaboração pode ajudar a empresa

  • Selecionar pesquisadores que entendem as necessidades da empresa e os objetivos da tecnologia;
  • Assegurar que a equipe da ICT aprecia o contexto estratégico do projeto;

4. Investir em relacionamento de longo prazo

  • Plano de colaboração de longo prazo;
  • Cultivar relacionamentos com pesquisadores de ICTs, mesmo que a pesquisa não seja diretamente relacionada;

5. Estabelecer forte comunicação com a equipe da ICT

  • Realizar encontros periódicos presenciais;
  • Desenvolver uma rotina de comunicação global para complementar as reuniões;
  • Incentivar a troca de pessoal, tanto da empresa para a ICT quanto da ICT para a empresa;

6. Construir uma consciência ampla do projeto dentro da empresa

  • Promover a interação da equipe da ICT com diferentes áreas funcionais dentro da empresa;
  • Promover o feedback para a equipe da ICT sobre o alinhamento do projeto com as necessidades da empresa;

7. Apoiar a pesquisa internamente até esta ser explorada

  • Fornecer suporte interno apropriado para supervisão técnica e de gestão;
  • Incluir a responsabilidade ao gerente de projeto para absorção pela empresa dos resultados da pesquisa;