Sobre o NITT-UFCG

sobre-o-nitt

Histórico

O Programa de Inovação e Transferência de Tecnologia foi criado no dia 26 de maio de 2008, buscando atender a Lei N° 10.973/04 – Lei de Inovação. O Programa é formado por um Comitê Gestor, presidido pelo reitor da UFCG, e um Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia – NITT.

A proposta de criação do programa de Inovação e Transferência de Tecnologia foi de autoria na época do pró-reitor de Pós-graduação, o professor Michel Fossy, tendo como relator o professor Péricles Rezende. O reitor Thomson Mariz nomeou o professor Carlos Minor Tomiyoshi como coordenador do Núlcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia – NITT, ao qual atual como gestor do núcleo de 2008 a 2017.

O professor Calos Minor atuou na implantação dos principais procedimentos de proteção das criações geradas pela UFCG, como também na disseminação da cultura de propriedade intelectual, buscando capacitar o maior número de pesquisadores na área de PI. Sua atuação foi de estrema importância, gerando assim resultados para continuação das ações do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia – NITT-UFCG.

O que o NITT faz?

O NITT presta assessoria e orientação nos trâmites para a proteção da Propriedade Intelectual em todos seus aspectos. Mais precisamente, atua na orientação para elaboração, encaminhamento e acompanhamento dos depósitos de pedidos de Patentes, de registros de Marcas e de Softwares junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), bem como na proteção de Direitos Autorais junto à Biblioteca Nacional, e na proteção e/ou registro de Cultivares junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Atuação do NITT

Caracterizando-se como um mecanismo de interface, o NITT atua na compatibilização das ofertas tecnológicas existentes na UFCG com as demandas empresariais, apoiando o encaminhamento de possíveis soluções através de diferentes ações: Transferência de Tecnologia, Compartilhamento de Laboratório e Convênio de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia.

Divulgação sobre PI

O NIT oferece também a proferência de Palestras, Cursos e Oficinas para a disseminação da cultura da Proteção da Propriedade Intelectual, da Transferência de Tecnologia, da Inovação e do Empreendedorismo, tanto no meio acadêmico quanto no meio empresarial..

Toda comunidade acadêmica e empresas vinculadas a UFCG podem usufruir dos serviços prestados pelo NITT e, de forma suplementar, esses serviços também são estendidos à toda comunidade paraibana.